Qual é a real situação da tecnologica nas escolas brasileiras ? O governo está investindo para que a população mais carente tenha acesso a esse novo equipamento ?
Esse blog tem por objetivo apresentar as ferrametas utilizadas na educação através da tecnologia. Ressaltando a importância e a riqueza de informações, incentivando o educador a está buscando novas práticas educativas.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Tecnologias nas Escolas
Tecnologia e metodologia, como empregá-las nas escolas?
Não basta entupir de recursos tecnológicos se não houver metodologia de trabalho e projeto pedagógico.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Utilizando a Internet na Educação
Segundo Elen Cristine,
Na internet é possível encontrar diversos tipos de práticas educacionais: pesquisas, divulgações, “home page” ( página pessoal com o registro do que foi produzido de forma mais significativa). Serve também como suporte nas atividades de ensino, fornecendo textos, imagens, livros, revistas, vídeos, etc.
É importante enfatizar que a orientação de como ser usada é fundamental, visto que muitos alunos se perdem durante a navegação, no sentido de apresentar dificuldades em selecionar o que é significativo e até mesmo de questionar problemáticas em questão.
A internet, vista como hipermídia, é vista como o principal aliado da comunicação de professores e alunos, pois através dela é possível, com um custo mais barato e privilegiado, unir a escrita, a fala e a imagem com rapidez, flexibilidade e interação, o que há pouco tempo era praticamente impossível.
Leia mais em:
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Uso de computadores em escolas públicas
Uso de computadores nas escolas públicas é baixo
Natália Jael
Oitenta e cinco por cento dos alunos brasileiros estudam em escola pública, mas parte deles ainda não tem acesso a computador em sala de aula. Embora o uso da ferramenta seja uma exigência do Ministério da Educação uma pesquisa revelou que a informática ainda é pouco usada pelos professores. Leia mais em noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283585 - Em cache - Similares
Em sua maioria alunos das escolas públicas não tem acesso a computadores ou ao uso da internet. Infelizmente esse fato ainda é verídico no Brasil. Em Jequié, cidade do estado da Bahia, onde atuo como docente , presencio de perto esta realidade, pois muito dos meus colegas de trabalho ainda não tem habilidade com computador e muitos alunos ainda não conhecem o funcionamento dessa máquina. As vezes parece absurdo, em pleno século XXI, esse aparelho ainda não é possibilitado aos educandos e aos educadores.
( Rege Maria)
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Educação a distância
Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como também permite que o aluno estude autonomamente e em horários distintos. Diz respeito também à separação cronológica ou espacial entre professor e aprendiz.
A interligação (conexão) didática entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc.
A EaD (o termo educação é preferido por ser mais abrangente) enfatiza o papel do aluno, que gerencia seu próprio aprendizado, deste modo desenvolvendo sua autonomia.
Pesquisa realizada em :
Pesquisa realizada em :
Revolução Tecnológicas e a Educação
Vamos fazer uma salada de fruta !
Twitter, facebook e Blog
Ferrramentas necessárias para
Serem utilizadas como novas práticas
Educativas. E você educador ! Vamos utilizar
dessas ferramentas?
sábado, 3 de setembro de 2011
Educação " TICs Práticas Tecnológicas".
TiCs, novas práticas pedagógicas para renovar velhas práticas educativas . Como? Utilizando-se do conhecimento das tecnologias. Recursos que são aplicados para direcionar conhecimentos e disponibilizar novas práticas, sendo esta direcionada ao educando de forma democrática e construtiva. Quais são essas novas tecnologias? Recursos utilizados atualmente em todo nosso processo educativo: google, blog, webquest, endereço eletrônico etc.... Sendo esses recursos investimentos futuros para enriquecimento da nossa aprendizagem.
Tics Tecnologias na Educação
Equacionar o papel das TICs na formação inicial de professores, requer que nos debrucemos, por um momento, sobre a escola e, em especial, sobre o futuro da escola. Em que sentido irá a escola evoluir? Quais as mudanças que se podem antever? Podemos imaginar uma escola mais integrada na comunidade — na verdade, uma escola à margem da comunidade não faz nenhum sentido e é uma aberração condenada a desaparecer. Podemos antever uma escola com uma dimensão mais humana e também mais rica em recursos humanos e materiais — e, em particular, em novas tecnologias. Podemos, finalmente, imaginar uma escola com projetos educacionais próprios e diversificados — de fato, uma escola sem um projeto próprio, é algo que não faz também qualquer sentido. Nesta perspectiva, qual será então o papel fundamental da escola? No meu entender, será o de proporcionar a todos — crianças, jovens, adultos — uma oportunidade de interação social, interação essa que constitui um elemento fundamental da construção do conhecimento e da definição das identidades. Não sou, portanto, da que acha que as tecnologias irão substituir os professores, ou que o ensino do futuro se resumirá à imagem do aluno sentado em frente de um ecrã , a carregar enfadadamente num teclado. Cabe então perguntar o que são as TICs e o que trazem de interessante para o processo educativo ?
ecrã catódico: terminal de um computador, capaz de afixarcaracteres alfanuméricos ou traçados gráficos num tubo de raio catódico.
grande ecrã: o cinema ou a arte cinematográfica.
pequeno ecrã: a televisão.
Assinar:
Postagens (Atom)