sábado, 3 de setembro de 2011

Tics Tecnologias na Educação



Equacionar o papel das TICs na formação inicial de professores, requer que nos debrucemos, por um momento, sobre a escola e, em especial, sobre o futuro da escola. Em que sentido irá a escola evoluir? Quais as mudanças que se podem antever? Podemos imaginar uma escola mais integrada na comunidade — na verdade, uma escola à margem da comunidade não faz nenhum sentido e é uma aberração condenada a desaparecer. Podemos antever uma escola com uma dimensão mais humana e também mais rica em recursos humanos e materiais — e, em particular, em novas tecnologias. Podemos, finalmente, imaginar uma escola com projetos educacionais próprios e diversificados — de fato, uma escola sem um projeto próprio, é algo que não faz também qualquer sentido. Nesta perspectiva, qual será então o papel fundamental da escola? No meu entender, será o de proporcionar a todos — crianças, jovens, adultos — uma oportunidade de interação social, interação essa que constitui um elemento fundamental da construção do conhecimento e da definição das identidades. Não sou, portanto, da que acha que as tecnologias irão substituir os professores, ou que o ensino do futuro se resumirá à imagem do aluno sentado em frente de um ecrã , a carregar enfadadamente num teclado. Cabe então perguntar o que são as TICs e o que trazem de interessante para o processo educativo ?

ecrã catódico: terminal de um computador, capaz de afixarcaracteres alfanuméricos ou traçados gráficos num tubo de raio catódico.
grande ecrã: o cinema ou a arte cinematográfica.
pequeno ecrã: a televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário